PHOSFOENEMA

Fosfato de Sódio Monobásico + Fosfato de Sódio Dibásico

- FORMA FARMACÊUTICA:
Enema pronto para uso - 130 ml

- APRESENTAÇÃO:
Frasco plástico descartável, com cânula retal previamente lubrificada, dotada de válvula de segurança, contendo 130 ml.
Embalagem com 1 e 12 frascos com 130 ml
USO PEDIÁTRICO OU ADULTO

- COMPOSIÇÃO:
Cada 100 ml de solução (volume aplicado) contém:
Fosfato de sódio monobásico (DCB 0604.04-6) .................. 16 g
Fosfato de sódio dibásico (DCB 0604.05-4) .................... 6 g
Veículo q.s.p. ....................100 ml
(Veículo: benzoato de sódio, metilparabeno, hidróxido de sódio, água purificada)

- INFORMAÇÕES AO PACIENTE:
Phosfoenema® é um produto destinado a promover rapidamente a evacuação intestinal seja através da enfermagem ou do próprio paciente, desde que seguidas as instruções.
O prazo de validade do produto é de 36 meses a contar da data de fabricação. Após este prazo, o produto pode não mais apresentar efeitos terapêuticos.
Conservar o produto em temperatura ambiente, entre 15 e 30oC, protegido da luz.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

- INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Os fosfatos atuam como laxativos salinos quando administrados por via oral ou retal na forma de enemas ou supositórios. O mecanismo de ação se baseia no fato dos fosfatos serem fracos e lentamente absorvidos, e devido às suas propriedades osmóticas aumentarem o volume de água na luz intestinal.

- INDICAÇÕES:
Como laxativo para esvaziamento do cólon no pré e pós-operatório; na preparação do paciente para exames proctológicos e radiológicos; no pré e pós-parto.
CONTRA-INDICAÇÕES:
Phosfoenema® não deve ser utilizado em presença de náusea, vômitos ou dor abdominal. Não foram relatados efeitos colaterais e reações adversas com o uso retal da solução de fosfatos. Contudo, tais soluções devem ser utilizadas com cautela em pacientes com função renal comprometida ou com hiperfosfatemia. Também é contra-indicado quando houver hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

- RESTRIÇÕES DE USO:
Apesar da absorção pela via retal ser pequena, deve-se considerar que os fosfatos podem reduzir a concentração de cálcio ionizado no plasma.
Da mesma forma, alguma absorção de sódio pode não ser recomendada em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva ou insuficiência renal.

- POSOLOGIA:
Adultos: A dose usual é de 100 ml.
Crianças: A metade da dose para adultos ou segundo orientação médica.
A Embalagem:
Phosfoenema® possui embalagem especialmente desenvolvida, com ponta anatômica, lubrificada, com capa protetora e válvula de segurança para controlar o fluxo e evitar o refluxo.

Capa protetora, evita contaminação.

Ponta anatomicamente correta assegura facilidade de inserção.

Válvula de segurança, uni-direcional, controla o fluxo e evita refluxo.
Frasco redondo, fácil de segurar e comprimir.

Modo de Usar:
Antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal.

Com o frasco para cima, segure com os dedos a tampa sulcada. Com a outra mão, segure a capa protetora, retirando-a suavemente (vide ilustração).

Escolher a posição mais conveniente, entre as citadas nas ilustrações.

LADO ESQUERDO
Deitar sobre o lado esquerdo, com os joelhos em flexão e braços relaxados.

JOELHO - TÓRAX
Ajoelhar-se e, em seguida, baixar a cabeça e o tórax para a frente, até que o lado esquerdo da face repouse na superfície, deixando os braços em posição confortável.

AUTO - ADMINISTRAÇÃO:
O processo mais simples é assumir a posição indicada, deitado sobre uma toalha, colocada de preferência, no piso do banheiro.

Com pressão firme, inserir suavemente a cânula no reto, comprimindo o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.
Nota:- Não é necessário esvaziar completamente o frasco porque ele contém quantidade de líquido superior à necessária para uso eficaz.
Após a compressão, uma pequena quantidade ficará no frasco. Manter a posição até sentir forte vontade de evacuar (geralmente 2 a 5 minutos).